CORREÇÕES, OMISSÕES E CONSIDERAÇÕES
Marcos Camardella - marcos-camardella@bol.com.br

O presente artigo tem como objetivo apresentar as devidas correções que se fazem necessárias, quando da apresentação de artigos anteriores.
No que se refere aos reprodutores nacionais cabe corrigir a inclusão de KATHANGO, COMO NACIONAL. Na verdade trata-se de um norte-americano filho de NIJINSKY, que serviu no Haras Bandeirantes.
No trabalho sobre o Posto de Fomento do JCSP, no tocante ao reprodutor LOCRIS, cabe esclarecer: foi importado pelo Haras Guanabara, onde ficou alojado. Foi sindicalizado em 1974, pelos Haras Mondesir, Sideral e Guanabara. Em 1974 ficou alojado no Haras Mondesir. Em 1975, o Haras Sideral comprou a parte do Haras Mondesir e foi para o Rio Grande do Sul. Em 1980, o Haras Sideral foi adquirido pelo Haras Inshalla, com todos os seus animais, inclusive LOCRIS. Aqui cabe um agradecimento a Renato Mario Pires sobre as informações.
Quanto ao artigo “EXCEÇÕES” cabe esclarecer quanto ao reprodutor CIGAL: FOI IMPORTADO NO INÍCIO DOS ANOS 60, oriundo de um consórcio entre os Haras Palmital (Antonio Joaquim Ribeiro de Camargo); VALENTE (Luiz Gurgel do Amaral Valente) e PRETO & OURO (Pedro Alipio Alves de Camargo). Chegando ao Paraná os Haras Valente e Preto & Ouro, desistiram do negócio e o Haras Palmital ficou com a totalidade do Cigal (agradecimentos a Mario S. S. Márquez).
No artigo sobre AS MARAVILHOSAS REPRODUTORAS NACIONAIS... cabe a inclusão de outras maravilhosas reprodutoras: PIRITA (FORMASTERUS) - ENID e JASMIM; QUADRILHA (FILHA DE TACY) - CHARMANTE, DEVON, ESTHETA e FIRST CLASS; QUEEN FARY (FORMASTERUS) - BRIGITTE, DOMINO e LIBERTE; CLIGEUSE (COARAZE) - FULL HAND, GOMIL e MISTICO; ANABELA (DRAGON BLANC) - GRANFINA, JESSAMINE, SUPER STAR e VERONIQUE; BARILOCHE (BLACKAMOOR) - LUCCARNO e OBELION; LIBERTE (FORT NAPOLEON) - VICE REINE e AMAZON; FOIX (KARABAS) - VERINHA e SPRING STAR; GOLD STERN (KARABAS) - OZANAM e ALL GOLD; GOLD MOON (KARABAS) - PLUS VITE, SARAMON e TEERAN; MISTY MOON (BARONIUS) - VIRGINIE e BE FAIR; PLUS VITE (BARONIUS) - CHEIKH, GLARE e HIS FRIEND; VALETZA (BARONIUS) - MORYBA e ZILBER; VIVA GATA (MIDNIGHT TIGER) - DESEJADO e MORENA MATTE; QUEEN NORMA (CRYING TO RUN) - CATETO e JUSTO JANSEN.
Considerações: aqui não custa lembrar que a intenção maior é trazer à memória alguns dos mais destacados valores da criação brasileira. Por certo nesses artigos não estão incluídos todos os nomes, como gostaríamos de apresentar, mas com certeza, estão os principais.
Resta dizer que para que esses trabalhos fossem completos, caberia um especial para cada um dos haras mais importantes.
Não resta dúvida que o turfe nacional carece de maiores informações e divulgação e poucos se atrevem a escrever ou trazer a público a sua vivência e conhecimento. muito mais fácil é criticar.
Esse é o ônus de quem escreve alguma coisa, sempre sujeito a erros de ortografia, datilografia, concordância, informações truncadas, críticas, etc. Como consolo resta saber que, no presente caso, o JORNAL DO TURFE tem um grande número de leitores assíduos e interessados, inclusive no exterior, sempre atentos e dispostos a entender e colaborar.
A propósito: com base numa expressão popular argentina o Papa enriqueceu a língua italiana com o neologismo: “BALCONARE LA VITA”, cujo significado É PASSAR A VIDA NUM BALCÃO, SÓ A OBSERVAR DO ALTO E CRITICAR OS OUTROS, SEM SE ENVOLVER. O Papa usou a expressão já duas vezes, em dias recentes, para criticar os que “BALCONAM A VIDA”. Trata-se segundo o escritor PAULO DE PAOLO, em artigo publicado no jornal “LA REPUBLICA”  de uma expressão feliz, das que não se limitam a descrever as coisas, mas as tocam e as fazem existir de modo diverso, deslocando a perspectiva de sua escuta. (artigo publicado na REVISTA VEJA Nº. 42 de 18.10.2017 - DIARIO DE ROMA - ROBERTO POMPEU DE TOLEDO)
Isto posto e feitas as devidas correções peço que aceitem as minhas desculpas por alguma omissão, fruto da falha de memória e poucos elementos para pesquisar.
No meu caso em particular, aceito e agradeço de bom grado todas as críticas e correções, pois a maioria desses trabalhos é feito de memória e de consultas sujeitas a reparos. A colaboração é sempre bem-vinda.
Alguém já disse que o brasileiro não tem memória e não cultua os seus heróis, ao contrário dos norte-americanos e europeus. Os norte-americanos erigiram estátuas para os seus grandes corredores (SECRETARIAT, SEA BISCUIT e outros). Fizeram filmes de longa metragem sobre SECRETARIAT, RUFFIAN e SEA BISCUIT.
Foi publicado num site uma relação dos 10 melhores corredores americanos, a qual passo a relacionar: SECRETARIAT, MAN O’WAR, SEA BISCUIT, WAR ADMIRAL, PHAR UP, RUFFIAN, KELSO, SHAM, AFFIRMED e DR. FAGER. Não lembro de ter lido algo a respeito aqui no Brasil.
Com toda a certeza, poucos sabem que ALBATROZ, correu e ganhou provas de Grupo até os 8 anos, ganhando dos 1.000 ao 3.000m, sendo ganhador do GP Brasil.
Que ESCORIAL ganhou dos 800 aos 3.000m, inclusive dominando os melhores cavalos sul-americanos da época, sendo Tríplice Coroado.
Quando se faz uma relação dos melhores cavalos nacionais a intenção maior é relembrar os feitos de FARWELL, EMERSON, ITAJARA, BAL A BALI, MUCH BETTER, IMMENSITY, e outros craques nacionais e não aparecer ou externar opinião pessoal. Muita gente não gosta, talvez até por medo de receber críticas, mas esse é o pesado ônus de quem se propõe a externar suas opiniões.

 

 

 
 

© 2020 - Jornal do Turfe Ltda.
Copyright Jornal do Turfe. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal do Turfe.