Curtas-PR
 
 
 

Dalton Mehl Andrusko

* PENSAMENTO DA SEMANA - “Aquilo que não dizemos acumula-se no corpo, transformando-se em noites sem dormir, nós na garganta, nostalgia, dúvidas, insatisfação e tristeza. O que não dizemos não morre... MATA-NOS.” (Mahtma Ghandi)

* FESTA PARANAENSE EM CIDADE JARDIM (I) - Há muito tempo que o Haras Cifra e o Stud Galope da família Frare tentavam a conquista do Derby em São Paulo. E no sábado, 11, acabou realizando o seu sonho como criador e proprietário, através de GALOPE AMERICANO (Silent Times e Sul Americana por Baronius), vencedor do São Paulo dos Potros. Mostrou a sua categoria, liquidando a fatura na reta. Louve-se a “direção” de André Luis Silva, o preparo de Delmar Lima Albres, a saúde do ganhador sendo acompanhada pelo veterinário Mauricio Pontarolo. Não podemos esquecer os demais componentes da equipe, cocheira e haras. O tempo foi de 2’28”92 (2.400m-GP), com finais de 24”21 e 12”33.

* FESTA PARANAENSE EM CIDADE JARDIM (II) - O Stud A.M.L. também foi à fotografia da vitória com o seu craque Hotaru (4.Public Speaker e Emissora Regional por Trempolino), de criação do Haras Palmerini, vencedor do GP Ministro da Agricultura (G.2-2.400m-GP). Foi uma chegada de “arrepiar”, pois os três primeiros colocados, Hotaru, Energia Imagine (Stud My Hero Dad - A.Menegolo Neto) e Orario Pubblico (Coudelaria Baptista - M.F.Gusso) foram preparados no Tarumã. Novamente brilhou o trio André Luis Silva (jóquei), Delmar Lima Albres (treinador) e Mauricio Pontarolo (veterinário). Os nossos parabéns a Artagão e Thiago Matos Leão, por mais esta conquista, bem como aos demais integrantes da equipe. A milha e meia foi percorrida em 2’29”09, com finais de 24”63 e 12”47.

* FESTA PARANAENSE EM CIDADE JARDIM (III) - O Haras Rio Iguassu levou o GP Proclamação da República (G.2), em 1.000m (GP), em 56”425, no sábado em Cidade Jardim, com o ótimo e estreante PENSANDO EM GRANA (Tiger Heart e Chocolatier por Dodge), de criação da Coudelaria Baptista. Largou e acabou. Mais uma vez funcionou a equipe, Paulo e Luis Felipe Pelanda (titulares do Haras) Ademar B. Pereira (treinador), Valmir Rocha (jóquei), Mauricio Pontarolo (veterinário) e demais integrantes.

* GRANDE ATUAÇÃO... - De First Fighter (Public Purse), propriedade do nosso colega Victor Corrêa (Stud Victor Augusto), treinado pelo Antenor Menegolo Neto. No Derby chegou em 4º, a um pouco mais de 6 corpos. Tem futuro.

* DESTAQUE DA SEMANA - Não podemos deixar de enaltecer as qualidades dos nossos animais, profissionais, criadores, proprietários, da nossa raia, dos cavalariços, da diretoria, pelas conquistas do último sábado em Cidade Jardim. Turfe do Paraná unido, jamais será vencido. Parabéns a todos.

* PRÓXIMA REUNIÃO - A Comissão de Corridas estará recebendo as inscrições nesta quinta-feira até as 10h e os compromissos de montaria na sexta-feira, no mesmo horário. Estão na pauta as Provas Especiais “Aramys Athayde” em 1.200m e “Paulo Afonso Alves de Camargo” em 1.600m. Ambas destinadas a Produtos de 3 e mais anos, Pesos Especiais.

* REALIDADE - Diante de um programa com 7 páreos (razoáveis), alguns com forfaits, o Jockey Club do Paraná realizou na última quinta-feira mais um festival. Na ocasião foram homenageadas as figuras do veterinário Heliodoro Antonio de Oliveira Duboc, do ex-presidente Rubens Amazonas Lima e dos criadores Julio Moletta e Giberto Storelli. Já era esperado um movimento de apostas, dentro da atual situação em que atravessa o nosso turfe, bem como o país. A média por páreo foi de R$ 23.134,40.

* OS PÁREOS - 1º: A grande favorita ZITRONE SODA (Blade Prospector) não encontrou resistência dos rivais. 2º: ZÍPORA REDATTORE (Redattore), mais uma favorita a vingar e com folga. 3º: Surpreendendo os favoritos, CHARIVARI (Out Of Control), proporcionou um belo rateio. 4º: NEGRONI FORTE (Public Speaker) confirmou a sua corrida anterior, quando obteve um ótimo 2º. 5º: PONTCHO (Giant Gentleman) brincou de correr. Foi um galope de saúde. 6º: JUST THE KING (Tiger Heart), ganhou no olho mecânico (mínima) da estreante Édemaçã. 7º: ZAHIRAH TRAIN (Silver Train), que trazia uma boa atuação, confirmou-a, vencendo aos esbarros. 

* DESTAQUES - Os jóqueis Zeferino Moura Rosa (Zitrone Soda e Zahirah Train) e Vagner Leal (Zípora Redattore e Pontcho), levaram 2 provas cada. Das 7 carreiras os treinadores Marcio Ferreira Gusso (Zípora Redattore e Pontcho), Décio Zantedeschi (Negroni Forte e Charivari) e Julio Cesar de Moura Rosa (Zitrone Soda e Zahirah Train), ganharam 6, não dando chance aos demais. No páreo de Claiming foram arrematados Kharkov, por Francielle Cristine Menegolo e Le Parc, pelo Stud 15 de Julho. PICK 7: 4 bilhetes com 7 pontos. PLA6: 1 bilhete com 4 acertos (3º, 4º, 5º, 6º). SUPER BETTING: 4 bilhetes com 2 acertos (5º, 7º).

* BOLETIM DA COMISSÃO DE CORRIDAS - TOMAR CONHECIMENTO: da suspensão imposta pelo Jockey Club de São Paulo, por 30 dias, ao treinador Dilson Antunes, responsável pelo animal Rutherford Bohr, por infração da letra “L” do artigo 47 do CNC (providenciar para que seus cavalos sejam apresentados rigorosamente nos horários e locais que forem determinados, acompanhados das respectivas carteiras de identidade). Punição esta, que começou a valer desde o último dia 14 de novembro. CANCELAR: a matrícula do jóquei Rafael Cardoso de Araujo, conforme sua solicitação. COMUNICAR: que conforme decisão de Diretoria, que as entradas e saídas de animais na Vila Hípica, somente serão liberadas após o comprovante de regularidade financeira expedida pela Tesouraria do Clube. PROIBIR (I): a entrada no Hipódromo, Vila Hípica e demais dependências do Clube, da senhora Rafaella Hollanda, por ter sido avisada e advertida verbalmente, por fazer uso indevido da raia e picadeiro. PROIBIR (II): de correr o animal Tiger Wild, por 30 (trinta) dias, por indocilidade na partida.

* ESTATÍSTICAS - Após a realização do último festival, temos como líderes: COUDELARIA BAPTISTA, entre os criadores - 8 vitórias, 8 colocações, rendimento de 42,1%; HARAS RIO IGUASSU manda entre os proprietários - 14, 29, 14,1%; ADEMAR DE BARROS PEREIRA (treinadores) - 14, 29, 14,1%.; VALMIR ROCHA (jóqueis) - 16, 27, 32,6%; TIGER HEART (reprodutores) - 9, 7, 39,1%; INCANSÁVEL - (animais em campanha) - 3, 4, 42,8%; MINSTREL GLORY (avós maternos) - 6, 9, 30%.


Charivari levou o Prêmio Rubens Amazonas Lima

* E TEM MAIS - O gaúcho DIVINO, um First American e Evian (Nedawi), também de propriedade do Haras Rio Iguassu, treinado pelo A.B.Pereira, dirigido por Valmir Rocha, confirmou o seu grande favoritismo, pule de devolução, vencendo com imensa facilidade o 6º páreo de segunda-feira (6) em Cidade Jardim (1 CJ, 1 TR - 1.600m-AP - 1’39”252). E AINDA... - Conseguiu um 2º com o favorito DOUTORADO (Holzmeister), chegando a 1 1/2 corpo do ganhador.

* BRILHARAM... - Nas carreiras disputadas no sábado em Cidade Jardim as cores do Haras Kosop - como criador e proprietário - com a vitória de LUCKY BEE, uma Red Rock Canyon e Belinha por Roi Normand (1 CJ - 1.200m-AVP - 1’12”723).

* HARAS SPRINGFIELD - Conquistou mais uma vitória como criador no Cristal, através de HIJA DE LA LUNA, por Impression e Quick N Elusive Gal por Elusive Quality (1 CR, 1 GV - 1.380m-AP - 1’30”).

* TAMBÉM - O Haras dos Girassóis deu o seu recado como criador com GENGHIS KHAN, por Pioneering e Lovely Friend por Wild Event (2 CR - 1.380m-AE - 1’27”8).

* DO TARUMÃ PARA CIDADE JARDIM - O Dilson Antunes apresentou na SEGUNDA-FEIRA (6) DANISH MILL (Ivoire), conquistando um 4º lugar. O Marcio Gusso foi com o favorito CEU-SOL-SUL (First American), ficando com a dupla. Julio Cesar obteve um 4º com RICHIESTA (Tiger Heart/Stud Fenômeno) no GP Proclamação da República. No GP Diana as presenças de GALANG (Amigoni/Haras Cifra - D.L.Albres), que figurou entre as 3 primeiras até os 300m finais, quando cansou, cruzando o espelho em 6º e LIBERTINA (D.Antunes), que não chegou a figurar, terminando na 10ª colocação.

* CRIAÇÃO PARANAENSE NA GÁVEA - Veja a relação dos ganhadores: LAMPIÃO DO CERRADO (Amigoni e Queen Of Tijucas por Clackson), criação Haras do Morro (1 GV - 1.400m-AM - 1’29”78); COMANDANTE RODRIGO (Silent Times e Stormer por Giant’s Causeway), criação do Haras Santa Rita da Serra (4 GV - 1.500m-AM - 1’35”81); IRA DO SOL, por Silent Times (1 GV - 1.300m-GL - 1’17”43).

* A NOSSA CRIAÇÃO EM CIDADE JARDIM - Eles venceram: DATSPEAKER (Public Speaker), criação do Haras Campar (4 CJ, 2 GV - 1.500m-AP - 1’29”155) e CAROLINA COURAGE (Red Rock Canyon e Gulga Linda por Hibernian Rhapsody), criação do Haras Las Madres (2 CJ, 1 GV - 1.300m-GP - 1’18”818).

* CRISTAL - Na reunião da última sexta-feira, triunfo de ENERGIA GLEE (Elmustanser), criação do Haras Estrela Energia (2 CR, 5 GV - 1.300m-AE - 1’22”5).

 

 
 

© 2017 - Jornal do Turfe Ltda.
Copyright Jornal do Turfe. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal do Turfe.