CURTAS-PR
Dalton Mehl Andrusko

* PENSAMENTO DA SEMANA - “Não se faz a paz sem justiça, não se faz justiça sem perdão, não há perdão sem amor.” (João Paulo II)

* DESTAQUE DA SEMANA - Valmir Rocha, que foi para a foto duas vezes em Cidade Jardim. Eduardo Soares Pereira que apresentou Strada na ponta dos “cascos” na Gávea.

* SERÃO HOMENAGEADOS - Para a reunião de quinta-feira (27/2), Luiz Carlos Moletta, possuidor de uma coudelaria respeitável nas décadas de 60 e 70, líder das estatísticas, além de um grande colaborador, pois como proprietário de uma olaria cedeu milhares de tijolos para a construção do muro que faz divisa com a rua Konrad Adenauer; e Antonio Jorge Ribeiro de Camargo, titular do Haras Palmital, seleiro de craques, entre eles o invicto e tríplice coroado paulista Giant, por Cigal e Unista (Angélico). Foi diretor do nosso clube, além de ocupar a presidência da Associação dos Criadores e Proprietários de Cavalos de Corrida do Paraná. Tivemos o prazer de conviver com ambos.

* JUSTIFICADO - Na última edição publicamos que a carreira do até então invicto My Toya Sunshine (T. H.Approval), do Stud Galope, não fora normal, pois terminara em último na Prova Especial Rubens Grahl, a mais de 27 corpos do ganhador Tricky Step. Diante do seu pouco rendimento, procuramos o veterinário Mauricio Pontarolo, para que nos informasse o porque do seu fracasso. Disse-nos que após a corrida o mesmo foi submetido a exames, sendo constatada a presença de “nutaliose”.

* INSCRIÇÕES ABERTAS - A Pró-Turfe continua recebendo inscrições para o 2º Grande Leilão de Potros Paranaenses, que acontecerá dia 14 de abril (terça-feira), a partir das 13 horas, nas dependências do Hipódromo do Tarumã. Já inscreveram seus produtos os Haras Palmerini, Clemente Moletta, Springfield, Cima, Don Juan, Newton Birskis, Fernando Perche, Alessandro Mercadante e Ricardo Colombo. O responsável pelo evento aguarda inserções de outros criadores, pois será a abertura da temporada de leilões nos hipódromos oficiais. Maiores informações: (41) 99912-3841 com Dariú, (11) 96850-7670 e (11) 99977-2512 com Léo Friedberg, também pelo whattsapp ou prohorse@uol.com.br.

* CONFIRMOU O FAVORITISMO - Depois de estrear em pista de areia encharcada, finalizando em 3º a ¾ de corpo, Najar do Iguassu, por Kodiak Kowboy e Magnificent Lady (Cherokee Run), de criação e propriedade do Haras Rio Iguassu, não tomou conhecimento dos rivais, vencendo com folga na pista de grama macia, colocando o tempo de 1’17”531 (23”750/11”990), para os 1.300m. A direção foi do Valmir Rocha e o preparo do Ademar de Barros Pereira.

* COUDELARIA BAPTISTA - Brilhou como criador e proprietário no domingo em Cidade Jardim. Estreando na grama o favorito Ponsardin (Pioneering e If You Want por Giant Gentleman), derrotou no último pulo, Bartholomeu, sacando pescoço. Perfeita a condução de V.Rocha, tendo sido apresentado pelo Marcio Ferreira Gusso. Tempo registrado para os 1.400m (GM): 1’22”783 (23”610/12”010). Em 4 saídas (1 CJ, 3 TR) ganhou 3 (1 CJ, 2 TR), além de 1 colocação.

* DO TARUMÃ PARA CIDADE JARDIM - No sábado tivemos as presenças de Nataly (Setembro Chove/Stud Chesapeake - A.Menegolo Neto). Corria muito no final, terminando na dupla, a ½ corpo de Astracã. Kenya Away (Torrential/Haras Palmerini - V.Rocha/M.F.Gusso) não chegou a entusiasmar, cruzando o disco na 8ª colocação, a 11 corpos da ganhadora. First Fighter (Public Purse/Stud Victor Augusto - A.Menegolo Neto) mercê seu ótimo retrospecto, foi eleito favorito. Como de costume não apareceu na reta oposta e grande curva, porém na reta veio com tudo, ficando com a dupla. Hey Bubble (Adriano/Stud Melão - M.F.Gusso). Esperava-se uma melhor atuação (8º). Ramones (Crafty C. T./Stud Blue Velvet - M.F.Gusso). Correndo pela 1ª vez na grama, não deslanchou (12º) e Fandangueiro (Kodiak Cowboy/Stud Baldissera - V.Rocha/A.B.Pereira). Até o final da curva corria em 2º, dando pinta. No direto cansou um pouco, terminando em 8º, a um pouco mais de 2 corpos do vencedor. No domingo: o estreante e favorito Zabar’s (Redattore/Stud Felipe Pelanda, Vitor Correa & Versani - A.Menegolo Neto), largou com 3 corpos de atraso, cruzando o espelho a um pouco mais de 1 corpo da ganhadora. Na próxima que saiam da frente. BARBADA. Bartholomeu (Job Di Caroline/Coudelaria Colaço - V.F.Rocha), perdeu nos finalmentes, por pescoço. Por se tratar de um animal de 8 anos, correu muito. Well Malo (Kik-Malo/Stud Ajato - V.S.Paiva/D.Antunes), corria entre os últimos até o final da curva. Na reta evoluiu, terminando em 4º. Master Chef (Cape Town/Stud Ajato - V.S.Paiva/D.Antunes). Até os últimos 450m, mandava no páreo. Mas daí para frente foi dominado por Nortenho e Atlântico Sul, fechando a trifeta.    

* FOI VIU E VENCEU - Estreia auspiciosa de Strada, um Forestry e Sarissa (Music Prospector), de criação do veterinário Newton Birskis, propriedade de Valdemir Prestes Ferreira, preparado em nossa pista pelo Eduardo Soares Pereira. Eleito favorito (R$ 1,30) não brincou em serviço, vencendo por ½ corpo, colocando o tempo de 1’15”05 para os 1.200m (AVE). Em 8 corridas (1 GV, 7 TR) faturou 3 (1 GV, 2 TR) e 4 colocações no Tarumã. Uma autêntica caixa econômica.

* PROVA ESPECIAL NO REGRETS - A paranaense Neusely, por Al Arab e Bernaise (Mark Of Steem), de criação e propriedade do Haras Figueira do Lago, confirmou o favoritismo, deixando a 2ª colocada a 1 ¼ corpo.

* ATHAYDE LOPES VENCE NA GÁVEA - Flor de Laranjeira, uma paulista por Amor Surpresa e Antubellun Lady’s (Banking), de criação do Stud Embalagem, venceu por 1 corpo o 2º páreo da domingueira. Percorreu os 1.000m (GP) em 59”36.

* CONTINUA INVICTO - Foi a 5ª vitória (4 CJ, 1 TR) seguida de Takashi (Pioneering e Iced Whisky por Redattore), de criação do Haras Santarém, na carreira de abertura do último domingo em Cidade Jardim. Desta feita, favorito com pule de devolução, deixou para trás quatro adversários na Prova Especial Alexandre Rodolpho Smith de Vasconcellos.

* NO DOMINGO EM CIDADE JARDIM - Estreia auspiciosa de Informática, de propriedade da Coudelaria Bob Mussi (Roberto Mussi), na prova de número dois. Trata-se de uma paranaense por Courtier e Energia Info (Agnes Gold). Tempo para os 1.000m (GM): 57”417.

* ELE VENCEU - Apenas um paranaense foi para o retrato em Cidade Jardim: Magic Naif (Plenty Of Kicks e Painter’s Dream por Royal Academy), que assinalou 1’23”062 (1.400m-GP).

* DUILIO BERLEZE - Mandou mais uma para o barbante como criador. Na sexta-feira no Cristal a sua Maria Candelária, por Salto e Sweet Happy (Macho Uno), venceu por ½ corpo a 7ª carreira. Em 8 atuações (5 CR, 3 TR) faturou 2.

* PARANÁ NO CRISTAL - Adriansassy, um Adriano e Sassy Lady (Wild Event), de criação do Haras Celcape, sobrou na companhia, vencendo por vários corpos. Aproveitando uma avenida por junto à cerca interna, Giant Irish, por Drosselmeyer e Irish Lover (Spend A Buck), fez a festa no final.

* NA GÁVEA - Relação dos paranaenses que foram para a foto: Lillehammer (Setembro Chove e Dunia por Mensageiro Alado), de criação Stud Chesapeake (1.100m-AVE - 1’08”67); Isolda Cresta (Midshipman e Peinture Fraiche por Peintre Celebre), de criação do Haras Santa Rita da Serra (1.200m-AVP - 1’13”75); Lady Ju (Silent Times e Peinture Fraiche por Peintre Celebre), de criação do Haras Santa Rita da Serra (1.200m-AVP - 1’13”82); Love You More (Forestry), repetiu (1.300m-AVM - 1’21”26); Marumby (Pioneering e Missing The Blues por Roi Normand), de ponta a ponta (1.000m-GP - 56”93) e Ba Commandos (Setembro Chove), largou e acabou (1.300m-GP - 1’19”20).

* FALECIMENTO - VANIA TEREZINHA FRARE nos deixou no dia 16 de fevereiro. Era a mãe do nosso amigo e patrocinador ALEXANDRE FRARE, titular do Haras Cifra e do Stud Galope. No infinito dos céus está agora com o inesquecível CIRO FRARE. Aos familiares os nossos maiores sentimentos.

 

 
 
 

© 2019 - Jornal do Turfe Ltda.
Copyright Jornal do Turfe. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal do Turfe.